Quando falamos em consultoria em negócios de TI (Tecnologia da Informação), é fundamental destacar que estamos vivendo em uma era totalmente tecnológica, em que cada vez mais os empreendedores vêm reconhecendo a relevância do setor de TI, independentemente do setor de atuação ou do tamanho da empresa.

O empresário moderno, embora não detenha conhecimento vasto sobre o tema, sabe que o seu negócio precisa de um ótimo trabalho de consultoria em TI, para que se mantenha competitivo no mercado e para que não tenha a produtividade vulnerável a riscos.

Profissionais desse setor são capazes de proporcionar conhecimentos específicos de grande utilidade para qualquer empreendimento. Quer ver como funciona uma consultoria de TI e saber como escolher a ideal para a sua empresa? Continue acompanhando e confira!

Como funciona uma consultoria de TI na prática?

A consultoria em negócios de TI é um serviço que auxilia as empresas a avaliarem soluções tecnológicas e metodológicas distintas que, ao implementá-las, acabam alinhando suas estratégias de tecnologia com as estratégias de processos e de negócios.

Resumindo, esses serviços buscam atender às necessidades de TI das organizações, oferecendo planejamento estratégico, operacional, estrutural e de implementação.

É uma metodologia estratégica para descobrirem como podem contribuir, quais recursos serão precisos, por que e quando. Conheça os principais processos:

  • avaliação das necessidades do negócio;

  • análise e indicação das falhas, atuando na correção e em melhoria da infraestrutura de TI;

  • designação dos profissionais adequados para lidar com essas necessidades;

  • alinhamento das metas da empresa com o departamento de TI;

  • apresentação de soluções (metodologias e tecnologias) permanentes e definitivas para o negócio prosseguir com as próprias pernas após o fim da consultoria;

  • repetição do ciclo, caso seja preciso.

Como escolher uma boa consultoria de TI?

Se você pensa em contratar uma empresa fornecedora de serviço de consultoria em negócios de TI para a sua empresa, não deixe de conferir as dicas valiosas a seguir!

Informe-se sobre todas as questões contratuais

Antes de firmar um contrato com uma empresa que vai fornecer o serviço de consultoria para o seu empreendimento, esteja a par de todas as questões contratuais entre as duas empresas envolvidas.

Antes de assinar, não deixe de conferir todas as obrigações e direitos legais de ambas as partes, verificando se todas as possibilidades estão cobertas, sejam horas extras, custos adicionais, prazos, metas, despesas, resultados, entre outras.

Verifique a experiência da empresa de consultoria em negócios de TI

Veja o portfólio, peça referências, procure se informar sobre sua reputação em determinados sites, como GitHub, CloudSpokes e Coderbits.

O ideal é que você confirme que a empresa que fornece a consultoria tenha experiência na área empresarial antes de assinar o contrato e fechar negócio.  

Firme um contrato de confidencialidade

Por mais que a empresa contratada diga e repita que trabalha com profissionalismo, não se esqueça de que palavras não significam nada quando um caso precisa ser levado a um tribunal, certo? Por esse motivo, uma cláusula ou contrato de confidencialidade precisa ser preestabelecido antes de fechar negócio.

Aproveite a entrevista para fazer perguntas relevantes

Profissionais de TI precisam estar habituados a lidar com situações extremas e emergências. Portanto, não deixe de perguntar ao candidato como ele geralmente lida com esse tipo de situação.

Além disso, é fundamental ter certeza de que suas certificações estão atualizadas. Até porque uma consultoria em negócios de TI deve ser feita por um profissional que esteja totalmente inteirado sobre a área em que atua. Por isso, não deixe esse tipo de pergunta passar na entrevista.

4 motivos para contar com uma consultoria de TI em seu negócio?

Quer saber quais são as principais razões para contratar uma consultoria em negócios de TI e o que ela pode oferecer a fim de otimizar o seu negócio? Confira!

1. Poupe dinheiro contratando uma consultoria em negócios de TI

A contratação de uma consultoria em negócios de TI é uma das maneiras mais simples de assegurar que a sua organização tenha, como aliados, seus aparatos tecnológicos. Os profissionais fazem o cálculo de forma precisa das necessidades do negócio em relação aos sistemas e à infraestrutura, possibilitando o melhor custo-benefício dos serviços.

Sem contar que a aquisição de uma consultoria vai reduzir os gastos com a contratação de funcionários. Assim, todo o restando do orçamento da empresa vai poder ser utilizado em outros setores essenciais.

2. Garanta eficácia e produtividade em seu sistema

Toda empresa tem como objetivo principal potencializar sua eficiência e produtividade. Com a assistência de uma consultoria em negócios de TI, seu negócio vai ter a oportunidade de aprender e de explorar as vantagens dela, sem receio de se enganar.

Por exemplo, a automação dos processos é excelente para colocar em prática as tarefas recorrentes e que são passíveis de equívocos. Sua implementação pode ser um grande desafio, mas, ao contar com profissionais qualificados, vai ser possível encontrar aberturas para que ela aconteça de forma correta. Dessa forma, garantir sucesso certamente vai ficar bem menos difícil.

3. Tenha sua tecnologia sempre atualizada

As ferramentas de TI estão em evolução e melhoria contínua, seja para implementação de novas funcionalidades, seja para correção de bugs. É fundamental atualizá-las para manter sempre o melhor funcionamento.

Um setor de TI, junto com todos os equipamentos, pode fazer sua empresa perder tempo ou ter falhas em momentos indesejáveis. Então, não se esqueça de que a consultoria em TI, agregada ao aperfeiçoamento das tecnologias, sem dúvidas, vai ampliar a sua competitividade.

4. Tenha segurança em seus sistemas

Atualmente, a informação e sua segurança são indispensáveis para o futuro das empresas. Dentro do ambiente corporativo, o cuidado com os dados é imprescindível, afinal, são considerados um ativo que é fundamental para o negócio, e que deve ser protegida de forma correta.

A proteção é um dos termos mais relevantes para o setor de TI. Com uma consultoria, os desafios se tornam mais fáceis de serem superados. A consultoria vai ser encarregada de cuidar das manutenções preventivas, as quais vão ser essenciais para garantir a disponibilidade de seus serviços.

A equipe responsável pelo setor vai cuidar dos dados e dos arquivos para que eles estejam completos na hora em que a empresa precisar, além de se encarregar da sua confidencialidade.

Contratar uma consultoria em TI é de extrema importância para que a sua empresa se ajuste com facilidade às novas exigências que o crescimento vai possibilitar a ela.

Enfim, contratar a melhor consultoria em negócios de TI traz inovação ao negócio. Metodologias e tecnologias devem otimizar os processos de TI e de toda a organização, fazendo com que ela produza mais com qualidade, com menos recursos e em menos tempo. Com a redução de custos, o negócio certamente pode aumentar a sua margem de lucro, tendo a chance de crescer forma sustentável.

Gostou de saber mais sobre a consultoria em negócios de TI e ficou interessado em contratar uma para a sua empresa? Então aproveite para entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços!

Escreva um comentário

Share This