O setor de TI conquistou uma posição extremamente relevante na última década. Atualmente, o departamento deixou de servir as organizações com foco somente em “apagar incêndios”, alcançando um papel de protagonismo na tomada de decisões estratégicas e importantes para o crescimento do negócio no mercado. Por isso, a gestão de infraestrutura de TI ganha cada vez mais força dentro das empresas brasileiras.

Fatores como a popularização da internet e a notável evolução tecnológica têm contribuído diretamente para a valorização e para o crescimento do setor de TI nas empresas. Até porque o empreendedor moderno tem total consciência de que, sem inovação, a sua empresa corre riscos diante da concorrência.

Quer compreender como funciona a gestão de infraestrutura de TI e por que ele é fundamental para o seu negócio? Então continue acompanhando e texto e saiba mais sobre o assunto! Boa leitura!

1. O que é infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI vai desde a suíte básico (como e-mail) até a contratação de serviços na nuvem e softwares de gerenciamento. Uma infraestrutura de TI recebe total influência das necessidades da estratégia da empresa e do próprio setor de TI e, por sua vez, impacta significativamente nas capacidades de realização dos negócios. Há sete componentes principais de uma infraestrutura de TI. Confira quais são eles:

  • sistemas operacionais;

  • hardware;

  • gerenciamento de dados e armazenamento;

  • redes e plataformas de telecomunicação;

  • softwares e demais aplicativos;

  • plataformas de internet;

  • serviços de sistemas integrados.

Mas, afinal, para que servem todos esses itens? Bom, há várias vantagens para uma empresa se a infraestrutura de TI estiver funcionando adequadamente. Um empreendimento com TI funcionando perfeitamente e com bom suporte traz precisão e velocidade na tomada de decisões.

Isso acontece graças à melhoria no fluxo de trabalho, gerenciamento de processos, relacionamento com o cliente e redução de custos operacionais. Mas para que tudo ocorra da forma desejada é fundamental saber como a infraestrutura deve ser arquitetada.

2. Como funciona a gestão de infraestrutura de TI?

Contar com uma consultoria em negócios de TI para ter uma boa gestão de infraestrutura de TI permite que a empresa alinhe melhor as estratégias e também o uso de recursos tecnológicos. Muitas vezes, esse serviço funciona como um suporte técnico para os outros servidores. A principal tarefa é ajudar os demais colaboradores sobre as ótimas práticas de uso dos sistemas operacionais e das ferramentas tecnológicas.

Mas é importante deixar claro que uma equipe especializada pode ir muito além dessas funções. Ela pode, ainda, auxiliar o setor público a aprimorar a segurança da informação e assegurar a confiabilidade e a disponibilidade da infraestrutura de TI a partir da unificação e do gerenciamento centralizado.

Para complementar, é possível também trabalhar na padronização de processos para garantir maior agilidade e flexibilidade no uso de recursos. A empresa terceirizada atua ainda nas seguintes situações:

  • melhora das potencialidades da organização;

  • resolução de problemas do dia a dia;

  • redução das falhas;

  • monitoramento sobre o desempenho dos sistemas;

  • aumento no desempenho dos serviços;

  • prevenção de problemas;

  • apoio para as implantações de novas soluções em TI.

3. Qual é o modelo ideal de estrutura física de TI?

O sucesso de uma estrutura física de TI vai depender da qualidade e da variedade dos equipamentos de hardware, soluções de serviços e sistemas que alimentam as operações de um negócio. Nem sempre é tarefa fácil saber quais são as ferramentas necessárias.

A certeza é que, por meio do compartilhamento de arquivos, das comunicações e serviços de colaboração para a estabilidade e segurança da rede, programas de gestão e suporte de help desk, é possível criar um ambiente perfeito para que isso aconteça.

A infraestrutura de TI é imprescindível para o sucesso dos negócios. É ela quem assegura o apoio necessário para que as operações sejam otimizadas e para que tragam excelentes resultados. Montá-la da maneira mais adequada é sempre um grande desafio e depende de vários fatores, mas não necessariamente deve ser uma grande dor de cabeça para os gestores.

É importante lembrar que a infraestrutura também vai precisar ser mantida de modo efetivo, o que talvez seja um desafio ainda maior. Por isso, para manter uma boa infraestrutura, as organizações devem contar com os melhores profissionais e obter o apoio de bons fornecedores. E claro que a parceria entre os parceiros externos e estes colaboradores internos também é decisiva no sucesso.

4. Qual a importância da gestão de infraestrutura de TI?

A tecnologia é o coração de muitos empreendimentos, e é uma verdade que, hoje em dia, sem ela, grande parte das empresas não poderia mais operar da forma que opera.

Formada por variados itens, manter uma infraestrutura de TI sem o mínimo de gestão poderia incorrer na perda de recursos e em um total descontrole. Vamos listar os principais motivos que explicam o porque o seu negócio deve investir em uma gestão especializada de infraestrutura de TI. Confira!

4.1. Melhoria no desempenho da equipe de TI

A tecnologia é fundamental para o negócio, porém, uma equipe de TI bem motivada e é a responsável principal pelo total aproveitamento de todos os recursos tecnológicos da companhia. O desempenho dos colaboradores pode ser multiplicado com uma gestão eficaz, que escolha as ferramentas mais adequadas e que entregue soluções produtivas para o desenvolvimento do trabalho no setor.

Esses investimentos Ra obtenção de sistemas inteligentes e em automação liberam os profissionais, que dispõem de um tempo bem maior para atividades analíticas, aumentando, assim, o seu desempenho geral.

4.2. Redução de custos e melhoria no ROI

A gestão de infraestrutura de TI também garante aos negócios um controle maior de seus investimentos tecnológicos. Ao fazer o planejamento, monitoramento e avaliação dos recursos tecnológicos, consegue-se evitar desperdícios de recursos e fazer investimentos mais sustentáveis e inteligentes— o que reflete na tão sonhada redução de custos, desejada por todas as empresas do mercado.

Além disso, o ROI (Retorno Sobre os Investimentos) que é bem complicado de ser aferido pelos gestores de TI, tem uma melhora considerável com uma boa gestão de infra. Isso porque há um aumento na eficiência dos profissionais e, claro, na produtividade do usuário final. São percebidas, também, melhoras na operação do negócio como um todo, pois as indisponibilidades e as falhas podem ser totalmente mitigadas.

4.3. Total controle dos recursos

A complexidade da infraestrutura de TI trata-se de uma variável que cresce de acordo com o desenvolvimento do negócio. Conforme o crescimento das operações, são necessárias soluções, tanto de software como de hardware, que impossibilitem a manutenção sem gestão.

A tentativa de manter um ambiente extremamente povoado e complexo com os mais variados ecossistemas de ferramentas sem um adequado gerenciamento está, certamente, fadada ao fracasso. O total controle dos recursos que a gestão de TI entrega pode garantir a disponibilidade dos serviços do setor, evitando, ainda, gargalos e vulnerabilidades que possam vir a surgir com o tempo.

4.4. Aumento da vida útil de equipamentos

O ambiente de tecnologia da informação é composto por uma grande quantidade de equipamentos. Fazer a gestão de cada um desses aparelhos possibilita que correções e as manutenções sejam feitas corretamente.

Como consequência desse cuidado com os equipamentos, é possível ter um aumento de sua vida útil e, consequentemente, um melhor aproveitamento dos investimentos feitos com Tecnologia da Informação. Por outro lado, uma gestão inadequada, ou ainda a falta dela, pode tornar uma infraestrutura desatualizada ou obsoleta rapidamente, sendo extremamente prejudicial aos resultados desejados pela empresa.

4.5. Encontrar soluções de forma ágil

A equipe de gestão de infraestrutura de TI possui total conhecimento quanto aos ativos de hardware presentes no inventário da empresa. Caso aconteça alguma avaria, substituição, falha técnica ou problema ligado aos ativos, a equipe de TI estará habilitada a oferecer as melhores soluções em um curto período de tempo.

4.6. Antecipação a falhas e erros

Mesmo que você tenha um controle total acerca dos recursos, podem ocorrer falhas na infraestrutura de TI, e essa é uma situação muito normal para todos os empreendimentos.

Contudo, um bom gerenciamento pode fornecer informações que possibilitem a antecipação a erros e falhas, permitindo que a equipe de TI possa lidar com tais problemas com muito mais rapidez. O curto tempo de resposta acaba evitando que essas ocorrências prejudiquem as operações da organização, mantendo a disponibilidade dos serviços e melhorando seus resultados.

5. Quais os erros a serem evitados na gestão de infraestrutura de TI?

Para manter uma ótima gestão de TI, não basta somente seguir as boas práticas. É preciso também evitar diversos erros que podem prejudicar seu controle e planejamento. Vamos citar alguns deles a seguir!

5.1. Criação de indicadores mal planejados

Os indicadores são fundamentais no momento de controlar os resultados de sua infraestrutura de TI. É a partir das métricas determinadas que você pode acompanhar o andamento de todos os serviços e processos.

Contudo, é necessário ter muito cuidado no momento de planejar e de estabelecer os seus indicadores-chave. Grande parte dos gestores tenta usar apenas os melhores números, cometendo equívocos quanto à real performance de sua estrutura.

5.2. Atuação mais técnica que estratégica

Muitas equipes acabam focando na parte técnica, deixando de planejar e de colocar em prática uma estratégia consistente que possa ajudar e preparar a estrutura para o futuro do negócio.

A parte técnica é indispensável para manter o funcionamento da infraestrutura de TI, porém, fundir as estratégias do setor com as expectativas do negócio permite a antecipação às demandas, além da manutenção da harmonia e da sincronia interna.

5.3. Foco demais em performance e não na equipe

Para que se possa atingir os resultados desejados, é necessário investir na equipe de TI, não focando somente em performance, mas também em qualidade, e sempre incentivando a atualização dos profissionais do setor de forma constante. Sem uma equipe competente, o investimento nas tecnologias mais sofisticadas pode acabar se tonando nulo, deixando de trazer retorno para a empresa.

5.4. Não demonstração do valor da tecnologia

O setor de TI consome vários recursos financeiros e esse fato é totalmente comum em boa parte dos negócios, no entanto, alguns gestores podem não aprovar esses gastos simplesmente por desconhecerem o real valor da tecnologia.

Todo e qualquer investimento precisa ser acompanhado por um estudo que demonstre a relevância de destinar recursos para essa ação, deixando claro o valor agregado que vai ser alcançado com uma determinada implantação.

Durante muito tempo, a infraestrutura de TI e o setor de tecnologia foram vistos apenas como um simples apoio aos outros departamentos da empresa. Hoje em dia, essa visão mudou e os recursos tecnológicos são imprescindíveis para a estratégia e para conquistar objetivos das empresas.

6. Tendências para infraestrutura de TI nos próximos anos

Confira as 7 principais tendências para a infraestrutura de TI para um futuro próximo a seguir!

6.1. Aplicação em nuvem

A computação em nuvem já é uma solução bem conhecida de grande parte dos analistas de Tecnologia da Informação, porém, muitas empresas ainda não usam todo o seu potencial como deveriam.

Um dos pontos principais a ser levado em conta no momento de optar por levar sua infraestrutura para a nuvem é a grande economia que tal ação pode trazer para a empresa. Ao investir em cloud, consegue-se eliminar a necessidade de manter servidores ativos na empresa de forma constante, minimizando gastos com energia, manutenção, peças de reposição, pessoal especializado, entre outros.

6.2. Omnichannel

A qualidade já não é mais um diferencial para que um empreendimento possa se destacar no mercado e conquistar um maior número de clientes. O que os consumidores estão buscando hoje em dia é uma experiência positiva de compra.

A mescla entre todos os canais de vendas, tanto online quanto offline, é conhecida como omnichannel, sendo considerada o futuro do atendimento personalizado, com o objetivo de satisfazer o cliente. No entanto, para concretizar uma política que possa alinhar o atendimento ao cliente a partir de todos os canais de venda do negócio, é preciso preparar a infraestrutura de TI, eliminando todas as barreiras que possam existir.

6.3. Planejamento geográfico

Um dos maiores benefícios que a tecnologia trouxe para os empreendimentos é a possibilidade de ampliar suas atividades ao redor do mundo com um esforço bem menor. É possível que uma pequena empresa no Brasil atenda consumidores no mundo todo sem que tenha de manter uma grande quantidade de colaboradores locais.

Mas é necessário ter consciência de que cada país apresenta um conjunto de legislações específico, lembrando ainda que atuação nesses lugares precisa ser pautada por suas leis, analisando a carga de trabalho, as disposições sobre a proteção aos dados, entre outros aspectos.

Devido a isso, muitas empresas estão investindo em planejamento geográfico, mas não estão fazendo isso para manter uma infraestrutura global, mas sim para criar e para suportar uma rede estrutural conservada por meio de parcerias.

6.4. Intent-base Networking

Boa parte das organizações, hoje, é totalmente dependente da Internet para operar, seja para fazer vendas, seja para realizar atendimentos aos seus clientes, mantendo seus negócios baseados na Web.

Com isso, a disponibilidade de acesso à rede passa a ser uma obrigação, uma vez que qualquer instabilidade pode prejudicar as suas operações. Cada vez mais, os negócios estão buscando sistemas Intent-base Networking para suas soluções Web.

Essa solução é capaz de prever o que é realmente necessário para o bom funcionamento da rede antes de sua implantação, conforme as necessidades do negócio.

6.5. Big Data

A geração de dados dentro das companhias aumenta cada vez mais. São toneladas de informações geradas todos os dias. Cada interação entre a empresa e consumidores, fornecedores, e demais entidades, gera dados que podem ser usados posteriormente para fins estratégicos.

Os desafios, contudo, são a armazenagem e o processamento de uma quantidade cada vez maior de dados, assim como a verificação de quais são as expectativas ao manter todas essas informações. Big Data é a resposta para esse desafio.

A partir desse banco de dados especial, pode-se manter armazenada uma grande quantidade, além de fazer análises críticas, buscando extrair um conhecimento estratégico para as tomadas de decisão da empresa.

6.6. Experiência digital

Outra tendência fundamental para a infraestrutura de TI não está relacionada diretamente à estrutura em si, mas ao seu design. Trata-se da experiência digital. Aquilo que o usuário que utiliza todos os equipamentos e sistemas vivencia.

A satisfação dos colaboradores e dos clientes com o setor de TI pode ser muito afetada conforme o não cumprimento de várias expectativas, como melhora constante, disponibilidade, tempo de resposta, dentre outras.

É necessário buscar maximizar a experiência digital dos colaboradores e clientes que usam a infraestrutura de TI constantemente, buscando compreender quais são as suas expectativas e, assim, cumpri-las.

6.7. Nuvens híbridas

Uma estratégia em nuvem pode trazer uma economia de recursos bastante significativa, além de ser uma ótima opção para as pequenas e médias empresas, no entanto, nem todos os empreendimentos podem confiar totalmente na nuvem para os seus serviços.

Algumas organizações contam com sistemas críticos, que exigem um determinado potencial computacional, ou que trabalham com dados confidenciais sob tutela da empresa.

Por isso, alguns gestores acabam preferindo a criação de nuvens híbridas. Mas qual é a diferença? Bom, trata-se de uma estratégia em que se usa determinadas soluções em uma nuvem pública, já os sistemas críticos são mantidos em um ambiente cloud privado.

7. Boas práticas para a gestão de infraestrutura de TI

Gerenciar uma infraestrutura de TI é, sem dúvidas, um enorme desafio. Há várias barreiras que podem se levantar para dificultar a prestação de um bom e adequado serviço e, por isso, é fundamental estar atento às boas práticas. Confira algumas das principais a seguir!

7.1. Planejamento de gestão

A TI é um setor à parte dentro de uma organização. Assim, ao cessar suas tarefas, todas aos outros departamentos seriam prejudicadas no mesmo instante. Por isso, é necessário planejar cada passo de sua gestão.

Para fazer um gerenciamento eficaz e produtivo, é preciso, antes de tudo, conhecer todas as ferramentas e soluções atualmente usadas pela empresa para fazer as suas operações, além dos pontos fortes e fracos de sua infraestrutura. É importante alinhar a gestão de Tecnologia da Informação aos propósitos estratégicos do negócio para que o setor consiga cumprir com todas as expectativas da empresa.

7.2. Atualização constante

A tecnologia avança cada vez mais e de forma constante e, todos os dias, surgem novas ferramentas e soluções que podem ser úteis para melhorar a eficiência geral da organização e obter resultados mais expressivos. É fundamental buscar pelas melhores alternativas dentre as novas tecnologias, a fim de encontrar quais são as soluções que têm condições de agregar valor aos serviços que o setor de TI disponibiliza.

A constante atualização também assegura que a empresa estará protegida para os ataques, projetados por cibercriminosos, uma vez que boa parte desses crimes é cometida com o uso de brechas encontradas pela falta de atualização de software e de  hardware.

7.3. Parceiros que sejam especialistas

Qualquer pequena infraestrutura de TI pode conter várias tecnologias complexas, dificultando a composição de uma equipe de colaboradores que possa lidar com todos os desafios que a estrutura impõe.

Uma saída que a maioria das empresas utiliza e que é considerada uma das boas práticas em TI é a busca por parcerias que consigam lidar com barreiras específicas, como armazenamento, redes inteligentes, empresas especializadas em segurança, dentre outras atividades-chave da TI.

Isso assegura um serviço especializado, feito por profissionais com grande know-how em cada assunto, sem precisar contratar inúmeros colaboradores e manter um grande time.

7.4. Disponibilidade

Não basta manter uma infraestrutura composta pelas tecnologias mais avançadas e melhores do mercado. O essencial, dentro do setor de TI, é disponibilidade. Para que todos os processos internos de um negócio sejam feitos em tempo hábil, é imprescindível que os serviços de tecnologia estejam disponíveis a todo o tempo.

Interrupções podem causar diversos prejuízos, não só financeiros, mas também ligados à imagem da empresa diante dos seus clientes e colaboradores. É importante atuar de modo a manter os serviços disponíveis independentemente do que acontecer. Isso pode ser feito utilizando links redundantes, correção de falhas, diminuição de riscos, entre outras ações.

7.5. Documentação

Quase todos os negócios têm, em seu quadro de funcionários, um colaborador-chave que fez parte do processo de implantação da infraestrutura de TI. Dessa forma, recorrem a ele quando algo não está funcionando corretamente.

Esse é um erro muito grave. Manter todo o conhecimento sobre a estrutura em somente uma pessoa pode ter consequências sérias. O colaborador pode simplesmente aposentar-se ou ir para outra empresa, e ninguém mais vai ter condições de gerir a infraestrutura de TI.

É necessário documentar todas as ferramentas e soluções utilizadas na empresa para exercer suas atividades, com as dependências e ligações, evitando, assim, que o conhecimento se perca por qualquer motivo.

7.6. Monitoramento

As falhas e os riscos podem existir mesmo com uma política de atualização constante e, para evitar que tais artifícios sejam usados por pessoas com má intenção ou, até mesmo, para aprimorar os resultados, é preciso monitorar.

O monitoramento é a principal atividade para o aprimoramento constante da infraestrutura de TI e ajuda o gestor a identificar quais são os pontos que demandam correção e oportunidades de negócio. Há, no mercado, vários softwares que ajudam o setor de TI a criar e também a manter uma rotina de monitoramento eficaz, evitando qualquer ameaça e descobrindo todas as oportunidades.

Hoje, uma ótima gestão de infraestrutura de TI para qualquer empresa é extremamente importante. A tecnologia da informação promove a inovação nos empreendimentos, o que resulta em armazenamento de dados eficiente, maior distribuição de informações, aplicações mais inteligentes e processamento mais rápido. A inovação torna as empresas mais produtivas, então aproveite para inovar cada vez mais no seu negócio!

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