A tecnologia na área da saúde não para de ser aprimorada. A cada mês, uma novidade é anunciada para auxiliar diferentes tratamentos de diversas doenças. No entanto, por vezes, esquecemos que simples recursos podem fazer uma enorme diferença, e que a tecnologia está ao alcance de um toque, pronta para nos ajudar a ter uma qualidade de vida melhor. Continue a leitura desse post para saber quais são as tendências de recursos tecnológicos na área da saúde.

Conheça os principais avanços da tecnologia na área da saúde

Um dos principais avanços da tecnologia na área da saúde a ser destacado é o uso intenso de smartphones e da internet. Muitas pessoas têm acesso a esses recursos, que permitem uma forma bem mais prática de desenvolver o autocuidado, uma das principais preocupações da medicina atual. Diversos aplicativos que pacientes utilizam atualmente possibilitam acompanhamento mais minucioso da saúde. Isso gera o empoderamento do usuário e transforma a relação entre o profissional de saúde e utente.

Um exemplo de outra tecnologia presente nesse campo é a telemedicina. O uso da Inteligência Artificial na telemedicina vem facilitando bastante o apoio diagnóstico, tornando-o mais rápido e preciso.  Há uma grande repercussão envolvendo essa possibilidade, principalmente pelo fortalecimento dos laudos online e pela triagem dos casos mais complexos, facilitando o início precoce de tratamentos.

Destaca-se também o prontuário eletrônico, a tecnologia de armazenamento de dados que fornece aos profissionais da saúde o registro de atendimentos anteriores.  A exemplo de resultados de exames, medicamentos, sintomas e históricos de vida, que eram, muitas vezes, feitos em papel, e se perdiam com o tempo. Com a tecnologia, há um grande avanço, oriundo da possibilidade de o profissional acompanhar a saúde do paciente de forma mais eficiente.

Por fim, o surgimento da internet das coisas, que vem possibilitando uma série de avanços tecnológicos na saúde a exemplo dos dispositivos conectados, permitindo acesso instantâneo a informações remotas, contribuindo na prevenção e diagnóstico precoce de situações de saúde.

Otimização de antigos processos

O principal processo otimizado é a diminuição da distância entre profissional e paciente. A comunicação tornou-se mais efetiva. O início mais precoce de tratamentos, que antes eram realizados já em estágios avançados, tanto pelas demoras em atendimentos quanto pela recepção de um laudo de exames. Acompanhar o percurso de um paciente que necessitava, por exemplo, de uma mamografia, poderia ser um processo lento. Além da demora no agendamento, que ainda acontece, quando o resultado chegava nas mãos do profissional solicitante, o problema já estava mais evoluído. Atualmente, além desse caminho ter sido reduzido pelas tecnologias, há o diagnóstico mais rápido. As complicações diante de tratamentos também foram reduzidas, já que os procedimentos passaram também a ser menos invasivos, e mais rápidos na detecção de anormalidades.

A principal tendência de tecnologia na área da saúde

Falando de tendências da tecnologia na área da saúde, atualmente se leva muito mais em consideração que a população tenha mais qualidade de vida. Consequentemente, as inclinações estão relacionadas a maneiras de colocar o bem-estar como prioridade. Todas as tecnologias anteriormente citadas, como o monitoramento remoto por meio de aplicativos, inteligência artificial entre outras, são voltadas para esse foco.

Indiscutivelmente, há o estudo e desenvolvimento de altas tecnologias, como a substituição de órgãos vitais por artificiais — o que impactaria direta e positivamente sobre a fila de transplantes, além de diversas drogas que estão em estudo, utilizando diversas tecnologias computacionais.  

No entanto, o que as instituições necessitam, sejam elas públicas ou privadas, são de recursos mais específicos, e às vezes, situações simples do ponto de vista tecnológico, como por exemplo, a automatização de processos e acesso a informações de forma mais rápida e precisa. Segundo a analista de negócios da Instituto Atlântico e também enfermeira, Lucelia Saraiva, “O fundamental na solução de um problema não é pela busca de alta tecnologia, e sim, o que realmente está sendo demandado no momento. Em determinadas situações, recursos tecnológicos convencionais podem evitar problemas complexos e com repercussões importantes na qualidade de vida das pessoas.”

Entenda como é a aplicação dessas tendências na área da saúde

Nunca se produziu tantos dados como atualmente. Antigamente havia dificuldade de recolher esse tipo de informação para basear processos de trabalho e tomadas de decisão. Nos dias atuais, há uma dificuldade contrária. Como a oferta de material é enorme, há certos obstáculos em selecionar aqueles que serão úteis e eficazes para a gestão e os pacientes. Isso levou ao desenvolvimento do Bigdata.

O projeto GISSA – Governança Inteligente em Sistemas de Saúde, desenvolvido pelo Instituto Atlântico, por exemplo, utiliza diversas tecnologias para facilitar a tomada de decisão de vários setores da administração pública, mas também pode ser aplicado na gestão privada.

A função desse sistema é reunir a base de dados que está espalhada por vários setores, e trabalhar as informações para prover aos usuários finais materiais qualificados para melhorar os processos que envolvem escolhas. Há um dashboard com um template de sistemas que geram alertas próprios para que não haja demora em decisões que precisam ser tomadas com agilidade, visto que “No campo da saúde a tomada de decisão não pode ser postergada, já que a vida de pessoas depende de todos esses componentes.”, como pontuou Lucelia Saraiva.

Vantagens em utilizar os recursos

A utilização de tecnologia na área da saúde é benéfica tanto para clínicas e hospitais como também para pacientes. Conheça algumas delas:

  • viabilização de otimização dos processos, reduzindo o tempo gasto e garantindo a eficiência dos mesmos com menos recursos;

  • diminuição da margem de erro humano;

  • estreitamento da relação entre médico e paciente;

  • otimização do tempo de resposta dos tratamentos;

  • aperfeiçoamento de práticas médicas.

Impactos na vida dos pacientes

Além de uma maior conscientização da importância e aumento da viabilidade do autocuidado e da melhoria na qualidade de vida, a tecnologia impacta a vida dos pacientes de outras formas. Os usuários percebem a diferença dos processos principalmente quando se trata de agilidade de acesso. O agendamento de consultas e procedimentos e ingresso de informações são mais rápidos e sofrem menos burocracia.

“O paciente não é mais passivo, é ativo em suas atividades. A tecnologia possibilitou o fim na prioridade de volume de atendimento e passou a valorizar a aproximação, no sentido de dispensar cuidado e atenção ao paciente”, acrescenta Lucelia Saraiva.

Possibilidade de novos tratamentos

De acordo com a analista de negócios da Instituto Atlântico, os novos tratamentos que surgem na medicina são frutos importantes provenientes das possibilidades de diagnóstico precoce. “É possível atingir o problema de forma mais assertiva em uma maior parcela da população. Essas novas tecnologias atuam principalmente na detecção antecipada de problemas de saúde.”, diz Lucelia Saraiva.

Os tratamentos de doenças não são os únicos a serem modernizados com ajuda da tecnologia. Os medicamentos, por meio das novidades tecnológicas, contam com um processo de produção com mais qualidade.

Nesse artigo você pode entender que a tecnologia na área da saúde pode ser simples e acessível, e está disponível na nossa rotina, como por exemplo, os aplicativos de celulares. Esses recursos são os mais necessárias para atuar na prevenção e diagnósticos precoces de doenças variadas, e principalmente na melhora do bem-estar de pacientes. Além disso, entendeu que a tecnologia ajudou a modernizar e deixar mais acessível antigos processos, como o prontuário e o histórico do usuário, além da otimização da liberação de laudos de procedimentos.

Você gostou desse post que abordou o uso da tecnologia na área da saúde? Percebeu como esses recursos afetam a vida de tantas pessoas? Então aproveite a visita e deixe um comentário nesse post com as suas reflexões e considerações sobre esse assunto.

 

Escreva um comentário

Share This