Sabe aquela ideia que você tem para fazer a sua empresa crescer e que nunca conseguiu implementar? E se você tivesse a oportunidade de validar essa ideia e transformá-la em realidade em apenas duas semanas? Pois é exatamente essa a proposta do Tomorrow Lab, a metodologia de resolução rápida de problemas promovida pelo Instituto Atlântico.

Usando algumas das mesmas ferramentas das maiores empresas do Vale do Silício, o Tomorrow Lab já demonstrou a sua eficácia em diversas oportunidades — e agora é você quem pode tirar proveito desse know-how.

Para entender mais detalhes sobre essa metodologia e saber como participar, continue a leitura deste artigo!

O que é o Tomorrow Lab?

O Tomorrow Lab é um framework de inovação que serve para validar hipóteses. Ele é promovido pelo Instituto Atlântico em um evento de duas semanas, no qual os participantes são totalmente inseridos em um processo de entendimento e desenvolvimento de um MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável).

A metodologia usa práticas consagradas, como Design Thinking e a recente prática do Google, o Design Sprint. Também utiliza práticas de desenvolvimento ágil para identificar um problema do cliente e apresentar uma solução satisfatória de forma rápida.

Ou seja, no Tomorrow Lab, você entra com uma ideia e sai com um produto que pode ser negociado com clientes e apresentado a stakeholders em eventos e reuniões importantes.

Como o Tomorrow Lab funciona?

Antes de um ciclo do Tomorrow Lab ter início, especialistas em experiência do usuário e tecnologia da informação são alocados para investigar, por um mês, a jornada do usuário final. Aqui, a intenção é sentir na pele o que os usuários dos sistemas fazem.

Depois dessa etapa, o evento tem início, e os dois primeiros dias são reservados inteiramente à ideação. Toda a vivência e experiência adquiridas no mês anterior são repassadas ao time por meio de muita empatia e imersão, tornando os profissionais mais sensibilizados às causas do usuário.

Essa dinâmica permite prototipar e validar rapidamente todas as hipóteses levantadas, dando muito mais precisão no investimento para os próximos passos.

O ciclo completo do Tomorrow Lab é composto pelas seguintes etapas:

  1. Entendimento da ideia
  2. Discussão e prototipagem
  3. Priorização do mais importante
  4. Desenvolvimento do MVP
  5. Apresentação dos resultados

Para quem o Tomorrow Lab é indicado?

A metodologia do Tomorrow Lab permite encontrar soluções para qualquer tipo de problema, mas os resultados tendem a ser mais efetivos quando os desafios implicam soluções tecnológicas.

Sendo assim, o evento é mais indicado ao mercado corporativo — mais especificamente às empresas que usam a tecnologia da informação para buscar eficiência operacional e gerar valor.

O Instituto Atlântico prioriza as oportunidades de áreas temáticas alinhadas às suas estratégias. São elas:

  • Energia;
  • Saúde;
  • Economia e Sociedade Digital (cidades e veículos inteligentes);
  • Mercado financeiro;
  • Indústria 4.0
  • Agronegócio.

Quaisquer ideias dentro dessas seis áreas temáticas estão aptas para serem prototipadas dentro do ciclo do Tomorrow Lab.

Quais são as vantagens dessa metodologia?

Um dos maiores elogios feitos ao Tomorrow Lab é o fato de ele ser uma ferramenta extremamente engajadora. Como encontrar a causa raiz de um problema nem sempre é uma tarefa simples, a metodologia uniformiza essa visão com todo o time, fazendo com que as pessoas passem a se sentir mais confortáveis para propor soluções.

Trabalhar com profissionais envolvidos nas mais diversas áreas deixa o processo de construção de ideias muito mais poderoso. Esse momento rico de colaboração ajuda na montagem de times e na criação de um ambiente lúdico e colaborativo, que potencializa a geração de ideias fora da caixa.

Que ideias o Tomorrow Lab já ajudou a desenvolver?

Desde que passou a ser realizado pelo Instituto Atlântico, o Tomorrow Lab já auxiliou no desenvolvimento de diversas iniciativas inovadoras.

Imagine um aplicativo que, além de ajudar crianças com problemas de obesidade a adquirir hábitos mais saudáveis, ainda é uma verdadeira ferramenta de apoio aos profissionais da saúde. Essa é a ideia por trás do MultiKids, um app desenvolvido pelo próprio Instituto Atlântico após uma grande imersão no mundo das crianças — o que envolveu conversas com pedagogos, psicólogos e nutricionistas.

Nesse app, a criança dialoga com um personagem e fica responsável pela sua saúde, com base em um conjunto de metas e técnicas de gamificação. Com isso, é possível saber se os pequenos estão fazendo atividades físicas ou se estão satisfeitos com as suas refeições.

Todas essas informações são enviadas aos profissionais responsáveis pela saúde da criança, que podem realizar intervenções específicas de acordo com os resultados. Por exemplo: se a criança diz ao personagem que gostou muito de uma determinada refeição, o nutricionista pode recomendar aos pais que ofereçam mais daquele prato, e assim por diante.

Uma outra ideia, desta vez mais focada na Indústria 4.0, é uma ferramenta para construção de dashboards e geração de alertas para tudo que acontece no chão de fábrica. Além de permitir o acompanhamento em tempo real dos indicadores de produção, o sistema ainda garante a geração de insights por meio dos dados gerados.

Por fim, o Instituto Atlântico desenvolveu recentemente, em parceria com uma instituição de ensino, uma ferramenta de planos de estudo adaptativos que auxilia estudantes em sua evolução na preparação para carreiras.

Assim, por exemplo, à medida que o aluno vai acertando mais questões de física, a ferramenta propõe uma diminuição nos estudos dessa matéria e o direciona para melhorar em história, caso esta seja uma disciplina em que ele não esteja indo bem.

Onde e como é possível participar do Tomorrow Lab?

O Instituto Atlântico promove três ciclos do Tomorrow Lab por ano. Mas, dependendo das oportunidades apresentadas, é possível criar ciclos adicionais.

O serviço é oferecido para clientes e parceiros. Não há um lugar específico para a realização do evento — ele pode acontecer, inclusive, nas dependências das empresas interessadas.

Viu só como o Tomorrow Lab pode ser uma excelente oportunidade para você concretizar aquela ideia que nunca tem tempo de ser trabalhada? Se você ficou interessado em participar desse evento com a sua empresa ou equipe, entre agora mesmo em contato com a gente. Vamos inovar juntos!

Escreva um comentário

Share This